quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Oração a São Prosdócimo

Quando se fala em Pádua, todo mundo associa a cidade a Santo Antônio. Mas, muitos séculos antes de nascer esse franciscano em Portugal, essa região da Itália já tinha o seu santo: São Prosdócimo, natural da região de Veneto e também muito lembrado pelos devotos de Rieti.
O culto a este santo vem de uma tradição muito antiga, do século II, que homenageia o primeiro bispo de Pádua, de Rieti e, também, padroeiro dessas duas cidades. Segundo narram os registros oficiais da Igreja, Prosdócimo teria evangelizado também toda a Veneza ocidental, numa grande obra de difusão que fixou, definitivamente, o cristianismo no coração daquelas populações.
Prosdócimo, em grego, significa “esperado” e, segundo os registros históricos, as duas cidades pagãs esperavam muito por este santo. Portanto, ele foi o primeiro evangelizador desta região.
Nas várias regiões de Rieti e Pádua, o bispo Prosdócimo promoveu prodígios e milagres, que as mais antigas tradições descrevem com toda a liberdade de expressão, reforçando ainda mais seus exemplos edificantes de fé em Cristo. Depois de sua morte, encontrou-se o registro citando que a comunidade erguera, fora das muralhas de Pádua, a igreja de Santo Prosdócimo, que mais tarde tornou-se a Basílica de Santa Justina, uma das mais belas da cidade.
Justina foi convertida ao cristianismo por ele e soube manter intacta a sua fé, enfrentando o martírio na perseguição de Nero. É a primeira grande mártir desta região. Entretanto, Prosdócimo foi poupado, não havendo nenhum registro, ou tradição, que explique o porquê.
O bispo Prosdócimo morreu naturalmente, carregado de merecimentos e de anos. O seu culto ainda é vigoroso, sendo venerado pelos fiéis, que rezam por sua paternal intercessão nas situações de aflição e desânimo. A Igreja confirmou a sua celebração e, no calendário litúrgico, são Prosdócimo deve ser homenageado no dia 7 de novembro.

ORAÇÃO:

Ó glorioso São Prosdócimo, celeste padroeiro da caridade e protetor dos infelizes, que enquanto sobre a Terra nunca faltaste aos que lhe recorrem. De onde estás vede a multidão de males e misérias que nos oprimem, corre então em nosso auxílio; alcançai junto ao Senhor nosso Deus socorro aos pobres, alívio aos enfermos, consolação a quem está aflito. Busca ó São Prosdócimo de Pádua a caridade dos ricos, a consciência pura para os transviados, o zelo aos que propagam a Fé, a tranquilidade as nações e a salvação a todos que lhe evocam.

Que todas as almas sofredoras, e bem aventuradas, possam gozar do benefício de sua intercessão junto a Santíssima Trindade. Que todos possam ser socorridos das misérias que enfrentarem nesta vida, para um dia poderem estar contigo no Céu; onde toda tristeza cessará, todas as dores se acalmarão, todas as lágrimas secarão. Um dia estaremos junto contigo, ó glorioso São Prosdócimo, nas Alturas, usufruíndo do prazer, da alegria e da felicidade que fazem parte da vida eterna. Assim seja!

FONTE - WEB