sexta-feira, 20 de outubro de 2017

São Pedro de Alcântara, um dos grandes místicos espanhóis

São Pedro de Alcântara

Ó grande amante da Cruz e servo fiel do divino Crucificado, São Pedro de Alcântara; à vossa poderosa proteção foi confiada a nossa querida Pátria brasileira com todos os seus habitantes.Como varão de admirável penitência e altíssima contemplação, alcançai aos vossos devotos estes dons tão necessários à salvação.Livrai o Brasil dos flagelos da peste, fome e guerra e de todo mal. Restituí à Terra de Santa Cruz a união da fé e o verdadeiro fervor nas práticas da religião.De modo particular [...] . Amém

Novena de São Pedro de Alcântara

Oração Inicial

Deus e Senhor nosso, que nos dais, em vossos santos, admiráveis exemplos de virtudes, e que, no bem-aventurado São Pedro de Alcântara, nos apresentais um modelo acabado de oração, de humildade, de penitência e de caridade ardente: Fazei que copiemos, em nosso coração, tão eximias virtudes, e que apenas na cruz e na mortificação, que são chaves do céu, ponhamos, como São Pedro, nossas maiores complacências. Amém.
Rezar a oração do dia que corresponda:

Primeiro Dia

Glorioso São Pedro de Alcântara, que, sentindo, em vossa alma, uma grande fome de céu, soubeste renunciar a todas as riquezas e prazeres do mundo: dai-nos força e decisão para apartar de nós tudo quanto impede nossa futura salvação. Amém.

Segundo Dia

Admirável São Pedro de alcântara, que, esforçando-vos dia após dia, fostes lavrando, em vossa alma, a efigie de uma grande santidade: ensinai-nos a sermos verdadeiros santos, levando uma vida fervorosa e sem mancha. Amém.

Terceiro Dia

Penitentissimo São Pedro de Alcântara, vós, que tiveste sempre a convicção de que, sem mortificação, ninguem se vê livre de pecados; esforça nosso animo, para que consigamos imitar vossos rigores e penitencias. Amém.

Quarto Dia

Piedosíssimo São Pedro de Alcântara, cujos fervores na oração vos arrastaram centenas de vezes ao estase e aos arrebatamentos: aquece nossa alma em vosso fervor e ajudai-nos na fidelidade a Deus. Amém.

Quinto Dia

Caridoso São Pedro de Alcântara, tão solicito sempre pelas necessidades do corpo e alma de vossos próximos; fazei-nos ver que, sem caridade, não seremos discípulos de Cristo nem poderemos entrar no céu. Amém.

Sexto Dia

Santo benfeitor, São Pedro de Alcântara, que iniciastes a grande Reforma da Ordem Franciscana começando por reformar a fundo a própria vida: fazei que examinemos nossa conciencia, para começar ali a reforma que ansiamos ver no mundo. Amém.

Sétimo Dia

Fervoroso São Pedro de Alcântara, que entraste como franciscano em um convento colocando sob o patrocinio da Santa Mãe de Deus, e designaste com títulos marianos os conventos por vós fundados: Contagiai-nos vosso filial e decisivo amor a Virgem, nossa Mãe. Amém.

Oitavo Dia

Esforçado discípulo da Santa Cruz, São Pedro de Alcântara, que soubeste cravar-vos nela cada dia de vossa vida: fazei que percamos o medo da cruz, e descubramos, em nossas dores, as imagens dessa cruz que beijamos com devoção. Amém.

Nono Dia

Bendito São Pedro de Alcântara, filho insigne da Mãe Igreja, e hoje exemplo e glória dos católicos: infundi em nós um vivo e prático amor a Igreja de Jesus Cristo, arca de nossa salvação. Amém.

Orações Finais para todos os dias

Rezar um Pai-Nosso, Ave-Maria e glória.
Pede-se a graça que se deseja alcançar com a novena.
Concluir com o responsório e a oração final.

Responsório.

Soberano Redentor, / a quem Pedro serviu fiel / todo o tempo de sua vida, de modo que detida / foi vossa ira por ele:
Fazei, Deus meu, o favor de que seja concedida / nossa súplica rendida por seu mérito e vosso amor.
Pois, Senhor, destes palavra cumprida / de que, o que em seu nome peça, vos teria por devedor:
Fazei, Deus meu, o favor de que seja concedida / nossa súplica rendida / por seu mérito e vosso amor. / rogai, Pedro, por nós a divina Bondade, para que assim consigamos sua soberana Piedade. Amém.

Oração final.

Onipotente e sempre eterno Deus, que, por vossos santos, vos dignas fazer sempre maravilhas: vos rogamos humildemente que, assim como tens prometido escutar, misericordioso, os rogos dos que vos implorem por meio de São Pedro de Alcântara, assim atendas agora, pelos méritos do mesmo, as súplicas que vos fazemos, e derrames, sobre nós, o saudável rocío de vossa benção, para que, livres de todo mal, mereçamos chegar felizmente ao porto de vossa misericórdia.
Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

Eu Te bendigo e adoro, ó Pai, senhor do céu e da terra, porque me enches de todos os bens. Quero, hoje, pedir-te especialmente um, o teu santo Espírito, para que anime a minha fé-adesão a Cristo, teu Filho, e assim possa conhecer a sua Pessoa e o mistério do seu Coração. Assim compreenderei também o teu amor, que ultrapassa toda a capacidade humana de compreensão, e serei capaz de testemunhá-lo com firmeza e fidelidade na Igreja e no mundo, apesar das contrariedades e lutas.
Cada dia procurarei admirar e venerar o teu amor sem limites. Dá-me a certeza de que Tu, pela força que já atua em mim e na Igreja, estás a realizar a tua glória. Que, pela fidelidade ao teu Espírito, eu próprio possa contribuir para a tua glória e alegria. Amém!

Oração do dia 20/10/2017

Senhor Jesus, livra-me de seguir os maus exemplos, nem permitas que eu imite quem se comporta de maneira incompatível com a vontade do Pai. Amém!

Eu quero uma benção - com Padre Alessandro Campos

Oração por um dia feliz - com Dom Murilo Krieger