Novena de Pentecostes




























O tema central de nossa novena é "O Espírito Santo e a Vida da Igreja". Ora, a Igreja é a comunidade dos que creem em Cristo. Ela nasceu no dia de Pentecostes e vive, sobretudo, da Palavra de Deus e da Eucaristia. Pela força e inspiração do Espírito Santo, essa "família de Deus" continua e atualiza a missão de Jesus e dos apóstolos. Ao longo desta Novena de Pentecostes vamos meditar sobre alguns pontos da doutrina cristã e da nossa fé, que alimentam a vida da comunidade. Vida santificada pela presença e impulso do Espírito Santo. Permaneça conosco Maria, que no cenáculo amparou o primeiro núcleo da Igreja.

“Não há maior liberdade do que a de se deixar conduzir pelo Espírito, renunciando a calcular e controlar tudo e permitindo que Ele nos ilumine, guie, dirija e impulsione para onde Ele quiser. O Espírito Santo bem sabe o que faz falta em cada época e em cada momento.” (Papa Francisco: A alegria do Evangelho, 280)

O MODO DE FAZER: 


O objetivo principal da novena, além de pedir algum dom a Deus ou agradecê-lo, é também um modo de nos aproximarmos dele e levar em nossa oração as pessoas que queremos bem. 



ORAÇÃO INICIAL (PARA TODOS OS DIAS)


Senhor meu Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazeis-me dócil ao mesmo Espírito, para apreciar o que é justo e me alegrar sempre com a vossa presença. Isso vos peço por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.



ORAÇÃO FINAL (PARA TODOS OS DIAS)


Senhor nosso Deus, que o Espírito Santo com os seus dons de: sabedoria, entendimento, ciência, fortaleza, piedade, conselho, temor de Deus purifique e transforme os nossos corações. Isso vos peço por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória-ao-Pai. 



Lembrar durante o dia: "Derrama, Senhor, abundantemente, teu Espírito sobre nós, por meio de Jesus Cristo nosso Salvador, para que, justificados por sua graça, nós nos tornemos herdeiros da vida eterna" (cf. Tt 3,6-7)
Oração final
Após a breve meditação e a oração, conclua com um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória-ao-Pai.


Como o Pentecostes é precedido de uma novena, esta novena, é a mais antiga da Igreja, afinal foi exatamente 10 dias após a Ascensão que o Espírito Santo veio no Cenáculo, mas lembremos que Nossa Senhora e os Apóstolos e demais discípulos ficaram em unânime oração, ou seja, ficaram nove dias (uma novena) em oração, em espera da "Promessa".





2 comentários:

  1. deixo esta oraçao a todos ,q precisam prece as almas

    acenda uma vela, pois a chama representa a luz;com a permissao de deus atraves das almas,ofereço esta vela p q ilumine meus caminhos.meu corpo fisico,e astral.p que fiquem purose protegidos contra fluidos.influencias ou interferencias maliguinas.q sbre a minha pessoa n prevalecam a inveja,o ciume,o mau olhado.o odio, a raiva ou qualquer outro maleficio de pessoa ma q se afastam d mim todas as intidades indesejaveis.q deus em sua misericordia permita q atavez das almas meus caminhos sejam abertos. q tudo q estiver amarrado.ou atrapalhando o meu adiantamento tanto no plano material.espiritual,mental e sentimental,sejam pelas almas desmanchadas permitindo q eu seja atendido fazer o pedido meu deus meu pedido foi feito p q atravez das almas eu possa recebera força a ajuda p superar os meus problemas eu com prova de agradecimento inplo te me deus q derrame sobre elas um balsamode paz e luz dando-lhe forças p suportar suas provaçoes do mundoespiritual.reze por 9 dias seguidos reze 1pai-nosso.1 ave-maria .1 gloria ao pai.

    ResponderExcluir
  2. Alabado seas señor por todas las bendiciones, y gracias te damos por quedarte con nosotros. Derrama tu espíritu y llenanos de fe, para que nunca titubemos y nos fortalezcamos cada día.. Nunca será demasiado el poder agradecerte tanto amor sobre nosotros. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir